HISTÓRIA



Matéria: A História de Londrina
Título: Londrina: a 3ª cidade da Região Sul
Olho: Excelente qualidade de vida renova o potencial de pólo de desenvolvimento comercial e industrial

Aos 69 anos, Londrina possui aproximadamente meio milhão de habitantes e uma abrangência sócio-econômica que atinge todo o norte do Paraná, sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul, influenciando de forma direta e indireta uma área de aproximadamente 6 milhões de pessoas em um raio de mais de 100 Km.

Londrina teve seu crescimento ligado à cultura cafeeira até a geada de 1975, depois passou pelo "boom" da construção civil, no período de 1976 a 1990, só então a cidade passou a diversificar a sua economia. Atualmente, sua economia é baseada no comércio e na prestação de serviços, onde se destaca como sendo o maior pólo catalisador da população regional e extra-regional, despontando como a cidade do Paraná que mais apresentou crescimento expressivo nos últimos anos.

Na atividade empresarial, Londrina possui 5670 estabelecimentos comerciais e 2745 empresas de serviços. Diariamente, passam pela cidade milhares de pessoas que atraídas, principalmente, por sua função universitária e pela qualidade de serviços oferecidos pela cidade e com destaque na área de saúde.

Ao lado desta grande movimentação comercial e de prestação de serviços, as indústrias aparecem com um crescimento considerável. Segundo a Secretaria Municipal da Fazenda, Londrina possui 2246 indústrias, sendo 66% microempresas, 18% consideradas pequenas e apenas 3% podem ser consideradas de grande porte. São predominantes os setores de construção civil e empreiteiras, seguidos de vestuário, calçados e artefatos de tecidos.

Nos últimos anos, a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) juntamente com a Companhia de Desenvolvimento de Londrina (CODEL) e a Universidade Estadual de Londrina, têm conseguido abrir canais de estímulos à implantação de novas indústrias no município.

O Sercomtel- Serviço de Comunicação Telefônica de Londrina- é pioneira em telefonia celular no país, oferecendo serviços de última geração em telecomunicações.